Leia antes de Baixar

Estamos hospedando nossos arquivos no 4shared, caso tenha alguma dificuldade para fazer o download é por que o 4shared só libera o download se o usuário fizer login, então é só fazer o login com algum e-mail, conta de facebook ou twitter, então o download será liberado.

18 de março de 2013

Campinense Clube



Aproveitando o clima de festa que esta na cidade de Campina Grande pela conquista do título da Copa do Nordeste pelo Campinense Clube, iremos postar um CD que contem o hino e demais músicas do clube.

Site Oficial:  http://campinenseclube.net/


Download



História do Clube

CAMPINENSE CLUB: FILHO ILUSTRE DA RAINHA DA BORBOREMA

Em 12 de Abril de 1915, cerca de 26 jovens bacharéis e empreendedores de Campina Grande, decidiram criar uma sociedade dançante, como forma de demonstrar o orgulho por sua terra natal e reunir todos aqueles que acreditavam no futuro promissor da Rainha da Borborema. O sugestivo nome CAMPINENSE CLUB, foi uma indicação do advogado Hortênsio Ribeiro, aceito por unanimidade, e o ambicioso projeto desses jovens consistia em promover o desenvolvimento artístico, físico e cultural da cidade na primeira metade do século XX, como nos mostra o primeiro estatuto da agremiação:

“Art.1. Denomina-se ‘Campinense Club’ a sociedade fundada nesta cidade de Campina Grande, Estado da Parahyba do Norte aos doze dias de Abril de 1915.
Art. 2. A sociedade compõe-se-à de número ilimitado de sócios, sem distincção de credos políticos ou religiosos e destina-se a :
a) – A trabalhar pelo desenvolvimento physico, moral e intelectual de seus associados.
b) – Promover solrées dançantes;
c) – Organizar grupos sportivos e dramáticos;
d) – Estreitar pelos meios de seu alcance a solidariedade das sociedades congêneres;
e) – Criar aulas de choreographia, uma biblioteca instructiva, promover conferências e preleções que incetivem a sociedade;
f) – Auxiliar os seus associados que cahirem em indigência quando isso o permitam os seus cofres sociais;
g) – Organizar jogos permitidos em sua sede para divertimento de seus associados;
h) – Promover reuniões íntimas para estreitar as relações de seus associados.” (ESTATUTO DO CAMPINENSE CLUB-1915)


As sociedades dançantes constituíam um importante elemento de sociabilidade que se espalhava por importantes cidades do Brasil e que tinha como objetivos oferecer atividades físicas e culturais para seus sócios, como podemos perceber no estatuto de fundação do clube. O início do século XX foi assim marcado na Rainha da Borborema, pelo entusiasmo da chegada da ferrovia em 1907, importante “maquinaria de progresso e conforto”, pelo ciclo algodoeiro, que nomeou monumentos e batizou Campina Grande como a Liverpool Brasileira, e também pela chegada do futebol, que como afirma o antropólogo Roberto da Matta em seu artigo “Antropologia do Óbvio” tem sido um elemento cultural significativo para o povo brasileiro. Conhecer o Campinense Club é mesmo reconhecer o espírito empreendedor que chegou a cidade de Campina Grande, ainda nos primeiros tempos republicanos.


A posse da primeira diretoria ocorreu no dia 30 de junho de 1915, no palco do Cine Teatro Apolo, tendo a frente do conselho diretor o renomado professor Severino Procópio. Em 1917 o então presidente senhor Arnaldo Albuquerque, criou um Departamento de Esportes surgindo assim o seu primeiro Team de football que teve uma vida efêmera,sendo desativado meses depois. Porém, o Departamento de Futebol do clube foi reativado em 12 de Março de 1954, pelo médico Gilvam Barbosa e outros esportistas da cidade. Não tardou muito para que o clube criasse uma legião de admiradores em todo estado, tornando-se reconhecido nacionalmente pelos títulos estaduais e pelas exibições em competições nacionais. No ano de 1955 disputava a sua primeira competição organizada pela LCF e na década de 60 iniciava a arrancada para o HEXACAMPEONATO, maior conquista de uma agremiação futebolística em terras paraibanas...


Em 94 anos de existência, dos quais 56 anos apenas dedicados, a prática do futebol profissional, o clube cartola já coleciona, 18 títulos estaduais, 01 Vice-Campeonato Brasileiro da Série B (Década de 70), Torneios Regionais, clube paraibano pioneiro nas disputas de Competições Nacionais, primeiro clube estadual a conquistar acesso no III milênio para uma Divisão Especial do Futebol Brasileiro. O Campinense é orgulho da Paraíba.

Por Giovanna Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário