Leia antes de Baixar

Estamos hospedando nossos arquivos no 4shared, caso tenha alguma dificuldade para fazer o download é por que o 4shared só libera o download se o usuário fizer login, então é só fazer o login com algum e-mail, conta de facebook ou twitter, então o download será liberado.

18 de junho de 2012

Geraldo Idalino (Geraldo da Rabeca) - um Violino no Forró



Sobre o Artista:
Geraldo Idalino Luiz era mais conhecido como "Geraldo da Rabeca", nasceu em 04 de Novembro de 1942 na cidade de Nova Cruz, no estado do Rio Grande do Norte, mas, a partir do ano de 1972 fixou residência em Campina Grande -PB onde faleceu no dia 08 de Novembro de 2007. 
Seu Geraldo começou a tocar rabeca com 05 anos de idade (de forma autodidata) ainda em Nova Cruz-RN. Músico muito conhecido nas feiras do Nordeste, onde se apresentava com seu grupo, Seu Geraldo tocou durante muito tempo em programas de rádio na Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco (onde morou durante dez anos, antes de fixar residência em Campina Grande). 
Seu Geraldo da Rabeca têm 07 álbuns gravados, sendo 05 CD's e 02 LP's. É um legítimo representante da cultura musical nordestina, e um dos últimos representantes de uma geração da qual fizeram parte Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro (que conseguiu, no Rio de Janeiro, o primeiro contrato de gravação para Seu Geraldo, e que deu origem ao álbum "Um Violino no Forró"), Marinês e Sivuca.

Sobre o disco:
Gravado por iniciativa de Luiz Gonzaga, este foi um dos cinco discos gravados por Geraldo Idalino, rabequeiro paraibano.
Dono de um fraseado ímpar e bastante aparentado do chorinho, Seu Geraldo da Rabeca nos presenteia com baiões, maxixes e sambas deliciosos, com sua rabequinha e acompanhamento regional.
Quanto ao título do disco, corre a lenda que os produtores do disco queriam evitar a palavra "rabeca", pois este termo era considerado um pejorativo para "violino". 
Para aqueles que já baixaram o disco "as músicas de rabequeiros", vale a pena ouvir a versão original de "enxuga o rato", quarta faixa deste título. Para aqueles que curtem um forró mais safado, na linha do grande Genival Lacerda, vale curtir a quinta faixa: radinho de pilha, em bela versão xoteada e instrumental. 
Aproveite mais esta raridade!!

Faixas:
01- Forró de Jeremias
02- Forró do Chico
03- A vida do meu sertão
04- Enxuga o rato
05- Radinho de pilha
06- Forró do Zé Boró
07- Menina vem pro forró dançar
08- Forró da Cachoeira
09- Forró na casa de pedra
10- Araripina
11- É proibido cochilar
12- Xaxado de Antônio Silvino


veja matéria da TV Itararé sobre Geraldo Idalino ( Geraldo da Rabeca)


Nenhum comentário:

Postar um comentário