Leia antes de Baixar

Estamos hospedando nossos arquivos no 4shared, caso tenha alguma dificuldade para fazer o download é por que o 4shared só libera o download se o usuário fizer login, então é só fazer o login com algum e-mail, conta de facebook ou twitter, então o download será liberado.

2 de janeiro de 2012

Biografia de Zabé da Loca

ZABÉ DA LOCA A Pernambucana Isabel Marques da Silva é uma venerável senhora de 85 anos. Ela nasceu em Buíque, na Região Agreste mas só agora se tornou conhecida dos brasileiros. Dona Isabel atende pelo nome de Zabé da Loca e toca pífano como ninguém. Zabé da loca ganhou esse nome por ter morado 25 anos dentro de uma gruta ( loca ), formada por duas paredes de taipa, no Sítio Tungão, a 19km de Monteiro, na Paraíba. Sempre acompanhada de seu pífano, Zabé que desperta atenção pela propriedade com que executa o instrumento, é também reconhecida como a “ Rainha do Pife” – forma como os sertanejos chamam o pífano. Em 2003, conseguiu o reconhecimento com a gravação do Cd “Canto do semi-árido”, em que toca composições próprias além de uma versão de “ Asa Branca ”, de Luiz Gonzaga. Dona Zabé já não mora mais na loca. Hoje ela vive no Assentamento Santa Catarina, numa casa de alvenaria doada pelo INCRA mas à distância da Loca fica à 10 minutos da casa. A pifeira agora é uma cidadã é uma artista Reconhecida nacionalmente. Com sua banda atual que encontra-se na terceira formação Regida por a mesma Dona Zabé já se apresentou no Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte. Durante o Fórum Mundial de Cultura, realizado em junho de 2004, Dona Zabé da Loca tocou com o “bruxo” Hermeto Paschoal, num palco onde também se apresentaram o músico franco-espanhol Manu Chao e a banda Young Gods da Suíça. Dona Zabé foi mostrar para o mundo o som que já encantava os moradores do Sertão do Cariri e do Pajeú. O segundo CD de Zabé da Loca, Cantos do Semi-Árido, foi lançado há cinco anos atrás durante uma apresentação na comunidade do Leitão de Carapuça em Afogados da Ingazeira. Na platéia o Ministro da Cultura Gilberto Gil não deixou de se emocionar com a música visceral que saía do pífano de Dona Zabé. O disco lançado pelo Projeto Arcas das letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Depois do lançamento Zabè da Loca foi receber o prêmio mulher forte 2003 “ Ana Maia ” em João Pessoa depois o Fenart 2003 sendo Homenageada por o evento em seguida recebeu o título de “ Cidadã Paraibana ” das mãos do governador Cássio Cunha Lima. Em 2007 Gravou o Cd “Bom Todo” produção de Lu Araújo e direção musical de Carlos Malta e foi lançado em Março de 2008 no Sesc Pompéia, São Paulo/SP. Este ano dona Zabé da Loca foi selecionada pelo o projeto Rumos de música do Itaú Cultural fazendo apresentação em São Paulo , versão 2008/2010. Apresentou-se no MIMO em Olinda no mês de setembro passado entre grandes atrações internacionais fazendo um espetáculo inesquecível. Recentemente foi agraciada pelo Ministério da Cultura com o Prêmio “Ordem ao Mérito Cultural” evento a ser realizado no dia 07 de Outubro de 2008, no teatro municipal no Rio de Janeiro. Recentemente recebeu o Prêmio Revelação da Música Brasileira antigo prêmio Tim de música.

Fonte: http://www.myspace.com/pifedaloca#!/pifedaloca

Um comentário:

  1. Belíssima história... Sem palavras para descrever a alegria que sinto pelos reconhecimentos recebidos por dona Zabé! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir